Para substituir meu K910 da Lenovo de forma permanente o único telefone na faixa dos 300 dólares é o OnePlus One A0001. Este é o primeiro celular da OnePlus que vai certamente derrubar muitos fabricantes de todo o mundo com especificações fantásticas, ótimo Android atualizável e boa qualidade de construção.
A caixinha onde vem o celular é muito legal e já indica o motivo da minha compra: o receptor 4G LTE na frequência de 2600MHz, utilizada por várias operadoras no Brasil como a Vivo, Claro e outras.
Na parte de dentro o telefone com um protetor, número de série, IMEI e tudo mais. Melhor que muito Samsung.
O cabo microUSB que vem com ele é de ótima qualidade, dá até pena de usar. Vem também um manual (TODO EM CHINÊS), um chaveirinho que vamos usar mais tarde e uma bandeja adaptadora para nano SIM.
Dentro da caixinha fica tudo tão bonitinho!
A fonte vem em uma caixa separada. Não entendi o por quê.
Aí está a fonte, de ótima qualidade:
O manual todo em chinês não ajuda nada. Why no English? O chaveiro é, na verdade, uma forma de guardar a ferramenta de remoção da bandeja de SIM.
Removendo a bandeja temos acesso ao Micro SIM. Eu coloquei um SIM 4G da operadora Vivo. Funcionou tudo! Nada de bloqueios aqui no Brasil em Janeiro de 2015!
A tampa traseira é branca mas pode ser trocada. Existem muitas possibilidades e cores diferentes no Ebay.
Na foto abaixo vê-se os alto-falantes e o conector micro USB. A qualidade de áudio é muito boa!
Nesta foto, na esquerda do celular, temos os botões de volume e a bandeja de micro SIM.
Na parte de cima há o conector para fone de ouvido.
Na direita apenas o botão de power.
O telefone tem boa qualidade de construção.
O sistema operacional é Android 4.4 CyanogenMod. Eu tive algumas experiências ruins com o Cyanogen, mas neste celular até agora tudo funcionou perfeitamente.
O CyanogenMod usa um App de Home chamado Trebuchet. Eu não gostei pois usa aquele estilo padrão Android que esconde os Apps no botão de reticencias. Prefiro algo no estilo iOs em que todos os Apps estão na tela principal.
Há três botões físicos touchscreen: Home, Menu e Back.
O 4G foi testado tão logo pude ir à loja da operadora, pois tive que trocar meu chip SIM 3G por um 4G. Assim que liguei o celular tudo funcionou! Veja só o ícone LTE que indica conexão à rede 4G com internet de alta velocidade.
Você pode deixar a rede preferencial como 4G, 3G ou 2G. Quanto menor a velocidade maior a economia de bateria!
As configurações seguem o modelo do Android. Há WiFi, BlueTooth, 4G/3G/2G, NFC, Android Beam e outras bobagens.
Não tive qualquer problema em adicionar a conta do Google. Tudo funcionou de primeira. Vê-se na tela abaixo as opções avançadas de desenvolvedor, que podem ser habilitadas na tela “sobre o telefone”.
Aí estão informações sobre versão de software do Android. Para entrar nas opções de desenvolvedor basta tocar várias vezes no número da versão!
Opções de desenvolvedor ativadas!
O software de câmera é simples e rápido. Tira ótimas fotos. Há opção de HDR e efeitos!
A câmera frontal dá de dez a zero em vários celulares famosos.
Facebook funcionou. Eu li que este celular causou problemas em alguns Apps, mas no meu tudo funcionou rápido e de primeira.
A galeria de fotos também segue o estilo simples e rápido. Lembra o Windows Phone.
Play Store também funcionou de primeira.
Abaixo o meu primeiro teste com a rede 4G LTE da Vivo. Temos 10Mbps de download e cerca de 5Mbps de upload. Melhor que muita banda larga fixa por aí!
Eu habilitei o GPS rapidamente, dentro do meu apartamento, só para ver o que ia acontecer. Para minha surpresa, obtive sinal de satélite e a posição em alguns segundos! Tive até que colocar esta moeda para ninguém saber onde moro!
Google Maps funciona! Nunca mais GPS de carro!
Aí estão algumas informações obtidas no App AnTuTu BenchMarking:
O TouchScreen é de 10 toques simultâneos. Meio exagerado para a tela de 5.5 polegadas.
Falando em Hardware, o OnePlus One possui CPU Quad Core de 2.5GHz, 3Gb de RAM, tela Full HD de 1080×1920 480DPI. GPU de 600MHz com câmeras de 13.1M traseira e 5M dianteira.
Há suporte a um sistema chamado tocar e pagar. Não sei como funciona…
Há várias opções para customizar a status bar e gaveta de notificações. Achei as notificações meio feias, mas funcionais.
A atualização de firmware é fantástica. Basta clicar e tudo se atualiza. Rápido!
Abaixo temos a comparação entre o OnePlus One A0001 e o Lenovo K910. A tela do OnePlus é bem mais brilhante!
Veja só as diferenças entre as duas telas dos celulares OnePlus One e Lenovo K910.
Como eu gosto muito mais do sistema do iOS, eu instalei o home App iLauncher.
Veja só o vídeo que eu fiz sobre o produto:
Ótimo telefone, meu primeiro 4G chinês! Funcionou tudo até agora: câmeras, WhatsApp, Facebook, WordPress e qualquer coisa que eu tenha tentado. O fato de ser um CyanogenMod oficial faz com que exista suporte à atualizações do Android, incluindo uma possível para o Lolipop a partir de fevereiro de 2015. O sistema possui atualização incremental, que permite fazer o download apenas dos arquivos que mudaram no firmware. Fiz um update em uns 10 segundos! Muito legal!
Um ótimo celular, embora salgado no preço. Com impostos e tudo, o OnePlus One acaba saindo por uns 900 reais. Tudo culpa do dólar que está alto. Mesmo assim, com hardware e qualidade semelhantes ao Samsung S5 (que custa uns 2000 reais) e outros melhores do mercado, o OnePlus One certamente vale o preço. Deixo abaixo o link para o produto no DealExtreme e Banggood:
http://www.banggood.com/ONEPLUS-ONE-5_5-inch-4G-LTE-3GB-16GB-Snapdragon-801-Smartphone-p-932455.html
Como e onde comprar somente o display do OnePlus One A0001 LTE 4G 3G RAM 2.5GHz Quad Core
Há um link no final do texto!