Eu já tinha comprado anteriormente dois projetores multimídia, um pequeno e outro maior, mas nenhum deles com entrada HDMI. Tive a ideia de utilizar este projetor no meu Android TV player. Funcionou!
O projetor tem configurações modestas: apenas 640×480 de resolução e 150 lúmens. São 600:1 de contraste com entrada HDMI, VGA, USB, vídeo composto e para cartões. Pesa menos de 1Kg.
Abaixo temos apenas o projetor. Na caixa vem também a fonte, um controle remoto e um cabo para entrada de vídeo composto. Na lente frontal do projetor há um ajuste rotativo de foco.
Em uma das laterais temos a entrada da parruda fonte de 12V:
Na outra lateral a entrada VGA, para fone de ouvido e para áudio e vídeo composto.
Na traseira temos a entrada para cartão microSD, um microUSB para fonte, saída HDMI e o receptor infravermelho do controle remoto. Na lateral ainda se vê a entrada USB para pendrives.
Na parte inferior existe o ajuste de Keystone, que corrige distorções trapezoidais na tela. Pena que este ajuste é mecânico.
No topo temos os botões multimídia, navegação, power e source.
Mas chega de papo! Vamos ligar para ver o que vai dar! Conectei o Android TV na entrada HDMI do projetor e o resultado é este Android de 100 polegadas!
Com a luz da sala ligada o projetor claramente não possui potência suficiente para ver-se a imagem. A saída do Android TV é 1080p, ou seja, o próprio projetor se preocupa em converter tudo para a resolução nativa.
Com a luz apagada fica bem melhor. A resolução é baixa, mas dá para usar. É bem razoável considerando que custa um pouco mais de 80 dólares.
Apertando-se “source” no controle remoto ou no topo do projetor podemos trocar entre PC-RGB (VGA), HDMI, AV, USB e SD.
Abaixo cena do seriado inglês Downton Abbey. Embora na TV se perceba bem mais detalhes, o projetor é bem razoável para o preço.
Mais uma cena, um pouco mais escura, de Downton Abbey.
Outra cena, um pouco mais clara, de Downton Abbey.
Vídeos com cenas escuras, como este do seriado americano How I Met Your Mother, sofrem muito neste projetor. Procurei um ajuste de Gamma mas não encontrei.
As cores são um pouco lavadas.
No menu do projetor pode-se trocar temperatura de cor, relação de aspecto, contraste, brilho, cor e outros.
Um bom projetor para o preço. Certamente o melhor projetor Chinês que eu já comprei. Detalhes finos deixam a desejar, e um ajuste de gamma seria perfeito para melhorar imagens escuras. No geral, um ótimo produto para assistir um filme em “tela grande” na parede da sua sala. Deixo abaixo os links para o Banggood e DealExtreme:
Olá Adriano,
por favor, qual mini-projetor você indica para ambientes claros e escuros?
Professor, comprei um projetor semelhante no ALLIEXPRESS.. Mas, não consigo ampliar a imagem…. o foco está reduzido menor que uma tema de 20″ de TV.. Poderia fazer um tutorial de como mexer no foco para ampliar?
Não há nenhum segredo, se você gira totalmente para um lado e para o outro e não faz foco, então há algum defeito mecânico. Será que está travando o mecanismo antes do fim do giro?