Arduíno é uma plataforma de código aberto que facilita a criação e prototipagem de projetos eletrônicos. Este abaixo é um Arduíno Nano*, uma das menores plaquinhas de Arduíno no mercado. Ótimo para projetos que precisam ter tamanho pequeno, mas não necessariamente menos complexos. Veio com um cabo USB mini-USB, embora o cabo tenha dado defeito!
* O link para o DX é para um produto que não possui o defeito apresentado. Eu comprei em outro local!
A plaquinha é bem pequena mesmo, um pouco menor que duas moedas de um real lado a lado. Há um micro switch de reset no centro do board. No Arduíno Nano temos praticamente as mesmas entradas e saídas do que no UNO, apenas mais concentrado na placa.
Abaixo o chip FTDI, que neste caso não é original. Isso me causou bastante aborrecimento. O novo driver, versão 2.12.00, além de não funcionar para este chip ainda tenta inutilizá-lo trocando uma configuração na memória interna do FTDI chamada Product ID. Isso pode fazer com que o Arduíno não seja mais reconhecido em qualquer plataforma!
Apesar disso, mesmo com o Product ID trocado para 0000, eu consegui fazê-lo funcionar usando os drivers versão 2.10.00. Parece que tanto o Windows como o Linux receberam atualizações para que ignorem quando o Product ID seja 0000, do contrário apareceria a mensagem “DISPOSITIVO DESCONHECIDO”.
Outra cagada foi o cabo, que não funcionou de forma nenhuma. Foi trocando o cabo que eu passei e ver o problema com o driver.
Apesar da confusão eu gostei do Arduíno Nano. Baratinho e funcional, tem praticamente todas as saídas e entradas do UNO em uma placa muito menor. Funcionou perfeitamente com o software do Arduíno, uma vez corrigido o defeito com os drivers. Deixo abaixo link para o DX, que vende este produto sem os defeitos apresentados. Eu comprei em outro local!