O Cubot a8809 é celular com uma história triste, mas agora está funcionando!
Comprei o Cubot porque o preço é imbatível: cerca de US$160 dólares por um telefone com tela de 4.7 polegadas, Android Jelly Bean, dual core de 1GHz, 512Mb de RAM, GPS, WiFi, dual SIM, Bluetooth e mais outras parafernálias típicas.
A tela do telefone tem resolução de 540p, ou seja, perde para o Jiayu G3 neste aspecto. A tela é grande, o que piora ainda mais o efeito. Mas isso não é um problema sério, talvez apenas para ver filmes em alta resolução, o que muito pouca gente deve fazer. Na foto abaixo eu aproveitei para instalar o Home iLauncher, que transforma a interface em um iPhone:
Achei o touchscreen não muito sensível. Não afeta tanto assim o uso do telefone, mas às vezes um ícone ou outro não é ativado quando tocado.
Um dos defeitos causados pelo touchscreen é mais perceptível no acesso à status bar, que nem sempre aparece quando se desliza o dedo na parte superior da tela.
O Android é o 4.1.1 jelly bean, e não parece haver link para atualização ou firmware customizado. Uma pena.
O Antutu é bastante alto para o preço do celular: 6223. Melhor que o Jiayu G3 e tão bom quanto os Samsung Galaxy s2. Por menos de 1/3 do preço.
Veja as configurações de hardware: Arm7, 240 dpi e resolução de 960×540.
A câmera frontal é de 2Mpixels (embora registre 1.9 no AnTuTu) e a traseira é de 8M pixels. As fotos saem um pouco ruidosas, como era de se esperar de um telefone barato.
Na lateral uma das poucas diferenças na carcaça deste telefone em relação ao Samsung Galaxy S3: os botões de volume e power estão juntos. Possivelmente dá para usar uma capa de S3 neste telefone.
Na parte de trás o flash da câmera, que é bastante forte. Veja também que o conector usado é o micro-USB:
A bateria é bastante boa: 2300mAh. Não é tão grande quanto à do Jiayu G3, portanto espere, no máximo, um dia de uso constante de WiFi, 3G ou Bluetooth.
Na parte superior da foto pode-se ver os dois chips SIM e o cartão de memória micro-SD.
Em conclusão: mais uma vez a gente paga pelo que a gente recebe. O telefone não é muito bom, mas por menos de 160 dólares também não dá para exigir muito. Tudo funciona, embora a recepção do WiFi seja ruim (o 3G funcione bem) e o touchscreen dá algumas falhas em certos momentos. O firmware talvez precise de alguns ajustes, mas não encontrei lugar algum com uma atualização que valha à pena fazer. Em outras palavras, é um celular que vale o preço, que é bem baixo. Para quem tiver interesse deixo links para o DealExtreme e para o PandaWill, além de dois fóruns onde há alguma discussão sobre o firmware:
Links para compra:
Fóruns com discussão sobre atualização de firmware deste telefone:
Adriano, comprei um desses e não estou conseguindo usar o GPS dele. O seu GPS funcionou? Que aplicativos vc usou para testá-lo.
No meu apenas funciona a localização por Wi-Fi ao utilizar o aplicativo Status do GPS vejo que não encontrado nenhum GPS. E nem no Mapas nem OsmAnd eu consigo utilizar também a localização por GPS.
Me ajuda aí se puder. Abraço, Paulo Márcio
Nunca usei o GPS dele, não sei se funciona. Talvez seja um problema de firmware…
vi esta noticia agora: http://www.gizchina.com/2013/05/23/quad-core-jiayu-g3s-now-listed/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Gizchinacom+%28gizchina.com%29
Quad-core JiaYu G3S now listed on the JiaYu Store at $137
Interessante. Mas agora eu quero mesmo mudar meu telefone para 5 polegadas…
Adriano, comprei um desses e não estou conseguindo usar o GPS dele. O seu GPS funcionou? Que aplicativos vc usou para testá-lo.
No meu apenas funciona a localização por Wi-Fi ao utilizar o aplicativo Status do GPS vejo que não encontrado nenhum GPS. E nem no Mapas nem OsmAnd eu consigo utilizar também a localização por GPS.
Me ajuda aí se puder. Abraço, Paulo Márcio
to procurando bateria pro meu e não acho faz uns cinco meses quam puder me ajudar eu agradeço desde já.