A sua conta de luz está alta? A minha também estava!
Se você assiste aos jornais da Globo certamente já recebeu um monte de informações sobre como economizar luz, certo? Infelizmente, se alguém seguir essas ideias vai acabar com uma conta ainda mais cara ou se privando de usar algo que nada influencia na conta no final do mês.
Como Engenheiro Elétrico que sou é facilmente perceptível a absurda falta de noção e preparo dos jornalistas, que publicam só abobrinhas. Gostaria de compartilhar com vocês a experiência de baixar a minha conta em mais de 30%, com a observação de pequenos detalhes e hábitos do dia a dia: termostato da geladeira, trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por LED, colocar sensores de presença e hibernar automaticamente os computadores.
Simples, não? Veja o vídeo abaixo e leia o texto que segue:
Vamos lá! Primeiro, esqueça o microondas. Pode deixar ligado na tomada com o relógio mostrando a hora, como abaixo. Não tem problema algum, pois não causa influência relevante na conta. Essa é uma das besteiras da Globo! Microondas só consome quando está ligado, e se você usa só alguns minutos por dia não vai pesar no consumo!
Agora vamos à dica que realmente importa: se você não fica muito em casa e sua geladeira não está frequentemente sendo aberta, reduza o termostato para o mínimo. Isso sim, pode economizar muito! Cuidado apenas se você tem muita coisa na geladeira, ou se abre muito, pois alguns itens da porta podem estragar. Não é o meu caso.
Você pode comprar um termômetro de geladeira para verificar qual o melhor ponto do termostato. A temperatura para conservação dos alimentos de geladeira é geralmente 8 graus. Para mim, o melhor é o mínimo mesmo.
E que tal instalar um sensor de presença? Existem vários locais de passagem onde a luz acaba ficando acesa. No meu caso, a cozinha e a sala são o problema. Com o sensor de presença, a luz liga quando alguém passa e desliga depois de alguns minutos. Ninguém esquece ligado e economiza energia.
Trocar lâmpadas incandescentes (as amarelas antigas) e fluorescentes por lâmpadas LED é uma boa ideia. Também é legal usar um destes adaptadores 1-2 E27 para o caso da lâmpada LED não ser luminosa o suficiente. Abaixo, duas lâmpadas LED de 7W foram colocadas no local de uma de 20W. Ficou bem mais claro e ainda economiza energia!
Mas nem sempre é necessário equivalência de iluminação. No spot de banheiro, por exemplo, eu troquei uma lâmpada de 15W fluorescente por uma de 1W LED. Não é a mesma iluminação, mas o que eu percebi é que no local é suficiente!
Esta é uma das lâmpadas que eu geralmente esqueço ligado. Se isso acontecer, gasta só 1W!
E se você continua a esquecer a lâmpada ligada, em corredores por exemplo, uma lâmpada LED com sensor de presença embutido é uma ótima pedida.
Lâmpadas LED funcionam melhor em spots, pois são geralmente direcionais.
Outra ótima dica para quem vive esquecendo de desligar o computador é hibernação automática. Funciona do windows 7 em diante. Primeiro clique em “Painel de Controle”.
No painel de controle acesse as “opções de energia”.
Dentro das opções de energia, clique em “alterar as configurações do plano”.
Deixe como está a imagem: “Desligar o vídeo em 15 minutos e nunca suspender a atividade”. Vamos habilitar a hibernação, não a suspensão. Para isso, clique em “alterar configurações avançadas”.
E nas configurações avançadas clique em “hibernar após 30 minutos”.
Não se esqueça de habilitar a opção “Permitir que o computador entre em suspensão ao compartilhar mídia”, nas “configurações de multimídia”. Depois que habilitei esta opção o computador desliga sempre.
Além das dicas mostradas aqui, vale sempre à pena diminuir o tempo de banho do chuveiro elétrico, evitar o ar condicionado quando possível e desligar ventiladores quando não estiver usando. Estas pequenas mudanças fizeram a minha conta cair uns 30% em relação ao mesmo mês do ano passado. Fico rindo do pessoal que reclama de conta alta e tira microondas, televisores e outros equipamentos da tomada pensando que estes gastam muito em standby.
A mídia ajuda a difundir informações erradas, mas o TudoVemdaChina está aqui para ajudar! Vamos economizar, pessoal!
Eu comparei a conta de um mês e do subsequente, com diferença notória apenas dos eletroeletrônicos ligados ou não a tomada. Uma diferença bastante sensível de uns 10% sobre o consumo.
Pelo sim pelo não, deixo-os desconectados – o que ainda ajuda a prevenir se tiver um pico de energia.
Isso é possível, Leandro. Na verdade, pelos meus cálculos, em uma conta de 200KWh (que é baixa, algo perto de 160 reais), 10 a 15 equipamentos em standy-by 24h/dia podem chegar a 10% da conta.
Já para isso ocorrer em uma conta de 400KWh, o número de equipamentos teria que ser alto. Lógico, existem equipamentos que consomem, em standby, mais que deveriam. Erro do fabricante. O consumo em standby deveria ser menor que 1W.
Em outras palavras, é uma boa ideia desligar equipamentos que você não utiliza quase nunca. Mas ligar e desligar equipamentos na tomada todo o dia não parece uma boa ideia de economia.
Ótimo post. De grande ajuda.
Sempre balel dicas do tipo”tirar o microondas da tomada”.
Como sugestão, considerando seu vasto conhecimento sobre o tema, poderia postar as equivalencias entre lampadas fluorescentes e de led; lumens, temperatura de cor, etc. Ajudaria muito leigos como eu a substituir as lampadas de casa.
Abr
Corrigindo a segunda linha: “sempre achei balela…” foi o que quis dizer.
Obrigado pelo “vasto”. Eu faço o que posso!
Neste link há um pouco sobre as diferenças entre lâmpadas LED e outras, na questão de energia. Vou ver se escrevo algo sobre temperatura de cor.
http://www.tudovemdachina.com/lampada-e27-bivolt-12w-120leds-600-lumens/