Os smartphones e tablets Android já dominam o mercado de dispositivos móveis a muito tempo. Essa hegemonia se dá pelas inúmeras vantagens que esses dispositivos contém.
Mas infelizmente há alguns probleminhas que atrapalham e muito a usabilidade do usuário. Um deles é o descomprometimento das fabricantes em elaborar baterias com boa autonomia para smartphone ou tablet.
E como a maioria das aplicações para Android gastam muita bateria, quem sofre com isso é o usuário, que por sua vez tem que se limitar quanto ao uso, se quiser ficar com o dispositivo ligado por mais tempo.
Mas talvez isso esteja mudando, pois a partir do Android Lollipop haverá a possibilidade de habilitar modo de economia de energia, por isso aqui vai algumas dicas para que você economize e consequentemente use o seu dispositivo por mais tempo, sem a necessidade de carregá-lo numa tomada.
Passo a passo
No seu dispositivo Lollipop, vá até o menu Configurar no seu dispositivo, em seguida clique sobre a opção Bateria.
Outras maneiras
Um dos vilões no consumo de carga do Android é o brilho da tela. O que iremos fazer é reduzi-lo para que possamos economizar a carga da bateria, para isso, vá até Configurações e navegue até Som e Tela. Isso pode ser feito em qualquer versão de Android!
Agora basta selecionar o nível desejado de brilho, o interessante é deixá-lo no máximo na metade, para uma economia mais significante. Mas este é um critério seu que deve ser usado de acordo com suas necessidades.
Outra medida que pode ser adotada é a não utilização de tarefas que consomem muita bateria, tais como Bluetooth, 3G, Wi Fi e GPS.Além disso é interessante encerrar tarefas que estejam rodando em segundo plano.
Essas dicas são ideais para o uso no dia a dia, mas principalmente para algumas ocasiões como viagens por exemplo. Fazendo essas etapas aqui apresentadas, você conseguirá economizar muita bateria, e inclusive perceberá as mudanças imediatamente.
Esta é um contribuição do Vagner Carvalho.