É bastante comum precisar fazer uma solda rápida em algum lugar e não ter uma tomada próxima. A boa solução é este ferro de solda a gás butano.
Comprei no DealExtreme e tive um problema logo quando chegou. As instruções são todas, mas todas mesmo, em chinês!
Não há nenhuma parte em inglês, nem mesmo o nome das peças. Sorte foi ter encontrado um monte de dicas nos fóruns do próprio DX e em vídeos no youtube.
Para começar, o ferro vem sem nenhum gás butano e você deve comprar uma garrafa aqui no brasil. Já tinha comprado uma por R$11 para encher meus isqueiros tocha, e ainda há muito gás para usar.
Outro detalhe é que o equipamento vem originalmente montado como mostrado na foto abaixo, e o bico de ferro de solda vem solto no envólucro de plástico. Com este bico redondo da foto o equipamento é, na verdade, um maçarico.
São três peças além da base azul. Um bico de ferro de solda, um bico de maçarico e um adaptador com rosca dupla que coloca os bicos na base.
O bico de ferro de solda não parece bem resistente, e se quebrar terei de comprar outro pois não há reposição. Li reclamações como esta nos fóruns.
Com o bico correto o equipamento fica bem parecido com um ferro de solda convencional.
Este é o refil de gás butano que comprei no Brasil. Acho que tem bastante gás para várias soldas. O enchimento é meio problemático, não tenho o bico correto e um pouco de gás vaza, mas funciona.
Um defeito deste ferro é que ele não possui ignição. Você deve colocá-lo na posição ON para o gás sair e a seguir usar um isqueiro para iniciar a queima. O maçarico é fantástico, bem longo e forte como mostra na foto. Pode-se controlar a temperatura regulando a quantidade de gás, para isso deve-se rodar levemente o liga-desliga na direção do OFF. Na verdade, há uma distância grande entre ON e OFF onde regula-se a saída de gás entre zero a 100%.
Para acender com o bico de ferro tem um macete. Coloca o bico, liga o gás no máximo e acende o meio do bico de solda com o isqueiro, depois diminui-se a saída de gás para cerca de 50% e deve-se esperar a parte interna ficar em brasa. Quando isso acontecer pode-se diminuir a brasa para soldas de eletrônica ou aumentar para soldas mais difíceis.
Abaixo a foto do ferro em brasa. Mesmo com a complicação para fazer o acendimento é bem mais rápido que esperar o ferro elétrico esquentar.
Fiz um vídeo mostrando o acendimento do ferro de solda. Veja só:
A única coisa que não está em chinês nas instruções do ferro indica que o mesmo chegaria à incríveis 1300C. O cuidado que deve-se tomar com isso é que a solda derrete facilmente em 300C, e por isso o ferro deve ser utilizado bem próximo do OFF para não queimar nada na placa. Interessante a possibilidade de soldar vários fios ou áreas grandes com este ferro em temperaturas mais altas do que o equivalente elétrico normalmente permite. Quem tiver interesse deixo aqui o link para o produto no site DealExtreme:
legal