Você deve estar pensando: por que alguém compraria uma fonte para tatuadores sem ser tatuador? Simples, achei que pelo preço seria uma boa forma de fazer uma fonte de bancada pequena e fácil para testar alguns cacarecos que eu compro na China.
Esta fonte é ajustável e possui dois bornes P10 na parte da frente. Um dos bornes é o conector para a agulha, com a alimentação (+V e GND). O outro é a entrada do pedal de controle da agulha do tatuador. Lógico que eu não queria nada disso.
O valor mínimo da fonte é 1.2 e o máximo é 17.9V (sem carga). Pela tensão de saída mínima eu achei que havia um regulador LM317 na parte interna. Spoiler Alert!
A fonte também possui um LED e um POT para controlar a tensão de saída. Erro ridículo de projeto: o LED de power está ligado na saída do regulador, ou seja, não liga quando a tensão é menor que uns 2V.
Abrindo a fonte o que eu encontro? Um LM317 aparafusado na caixa metálica. Pensei logo: então a corrente máxima é 1A e não 1.5A como diz a caixa.
Foi fácil fazer a modificação para fonte de bancada: eu só tive que dessoldar os dois conectores fêmea P10 para colocar dois bornes banana presos à caixa metálica. Além disso, também foi necessário curto-circuitar o conector P10 do pedal, que está mais perto do LED vermelho.
Aí está o “MOD” transformando a fonte de tatuadores em fonte de bancada para eletrônica. Detalhe para o LED fraquinho quando a fonte está em 2.1V.
O circuito é uma fonte chaveada com um pequeno transformador, um chip que controla o chaveamento e um regulador LM317 na saída. Eu não esperava mais que 1A, mas consegui 1.1A embora a tensão de saída tenha ficado limitada a 12V. Depois de deixar ligado com uma carga que puxava 1.1A por algumas horas eu consegui registrar no osciloscópio cerca de 240mV de ruído, na faixa de 24KHz. Não é uma fonte muito fantástica, até porque o ruído dá picos de 1 a 2V, mas dá para o gasto.
OBS.: Nesta foto o osciloscópio está ajustado para AC com o circuito “à plena carga” (1.1A).
Gostei da fonte. Estou seriamente pensando em comprar outra destas também para modificar. Uma boa fonte de bancada pode custar mais de 200 reais, e existem modelos de 3A chineses que são bem baratinhos. Esta é boa para testar coisas pequenas, mas eu não arriscaria ligar nela nada de muito importante. Deixo abaixo o link para o DealExtreme, onde comprei a fonte, e para outras fontes de tatuadores no sistema de procura AllChinese.
http://www.dx.com/p/professional-tattoo-power-supply-system-flame-97037
http://www.tudovemdachina.com/allchinese/busca.php?search=Tattoo+power+supply
Brother e como posso fazer o contrario??a minha veio com blug banana quero mudar pra p10
Compra o plugue P10 no mercado livre e troca…
Amigo, queria fazer exatamente o oposto! compre essa mesma fonte da china, mas tenho uma bem melhor com plug banana… é muito dificil tirar esse plug p10 da fonte chinesa e colocar no lugar do banana da outra fonte similar? ou criar algum tipo de adaptador caseiro e simples? =)
Não sei se você entendeu errado o texto, mas o que eu fiz foi exatamente isso. Eu tirei o plug p10 e coloquei banana para usar como fonte de bancada.