Este era um item esperado há algum tempo: um óculos de realidade virtual desenvolvido pelo Google, feito em papelão e adaptável à celulares com Android.
Este é o conteúdo da embalagem. Há também alguns adesivos e uma cinta para colocar o óculos na cabeça.
Para começar a montagem puxe o recorte mostrado abaixo:
A parte de dentro parece bem maluca, mas há instruções muito boas em Google CardBoard.
Depois de totalmente aberto o papelão ficará assim. Note as lentes do óculos:
Agora você precisa picotar a parte superior onde há dois velcro pretos (esquerda superior da imagem).
Agora é só puxar a parte das lentes e encaixar.
Com as lentes encaixadas basta começar a puxar o papelão em volta.
Atenção para esta pedaço que contém um ímã na parte interna e um na parte externa. O Google Cardboard usa o sensor magnético do celular para funcionar como um botão. Deixe este ímã interno bem encaixado.
Na lateral do ímã externo há uma fita adesiva para ajudar a deixar o CardBoard sempre fechado.
Depois de tudo encaixado basta colocar o celular na parte traseira para começar a usar.
Aí está um Samsung Galaxy S3 encaixado no local:
Depois de fechado, o celular ficará com a câmera para fora.
Agora basta olhar pelas lentes e baixar algum programa que tenha suporte VR. O Google tem um chamado CardBoard. Existem outros na Google Store.
O Google CardBoard traz um menu em “3 dimensões” e vários aplicativos de exemplo. Existem pequenas diferenças entre estas duas telas que dão a impressão de 3D quando são enviadas uma para cada olho.
A aplicação Street Vue permite um passeio virtual pelas ruas. Mexendo a cabeça você percebe os detalhes à sua volta em 360 graus.
Esta outra aplicação permite visualizar um local em um dia de chuva (ou será neve?). Mais uma vez, há 360 graus para explorar.
Pode-se também fazer um tour pelo palácio de Versailles.
Embora as aplicações sejam muito interessantes, foi uma pena o botão magnético não ter funcionado no meu celular Lenovo K910 nem no Samsung Galaxy S3. Por causa disso, para usar o cardboard eu tenho que tocar a tela para entrar nas funções, ou seja, tenho que tirar o óculos da cabeça.
Algumas fotos também e aplicações ficaram também um pouco fora de foco e o 3D não é muito bom (cansa um pouco). Mesmo assim, é incrível para uma coisa feita de papelão. Deixo abaixo o link para o DealExtreme onde comprei o produto e para o site do Google CardBoard:
http://www.dx.com/pt/p/neje-zb01-diy-google-cardboard-virtual-reality-3d-glasses-brown-331938