Displays de 7 segmentos ainda são usados para uma infinidade de aplicações, apesar de estar um pouco fora de moda. Este abaixo, é uma placa de 4 dígitos de 7 segmentos já pronta para utilizar, com transistores para efetuar a multiplexação. Basta conectar a um microprocessador e fazer o programa.
Aí está a placa! Não há nenhum circuito lógico, apenas as entradas A,B,C,D,E,F,G e ponto decimal, identificada como H, e também os enable de cada display (D1, D2, D3 e D4). Também há um VCC, que deve ser entre 3.3 e 5V.
Abaixo deve dar para ver perfeitamente a placa do display e a pinagem. Trata-se de um anodo comum, ou seja, os segmentos acendem com 0V (LOW) e apagam com 5V (HIGH). O Enable do display é também em nível baixo, ou seja, para habilitar o display deve-se mantê-lo em nível baixo (transistores PNP).
Abaixo dá para ver o circuito, onde os transistores PNP estão com o coletor ao anodo comum, com 1K em série com a base. Não há resistores em série com os segmentos do diplay, ou seja, devem ser colocados externamente.
Fiz um programinha para mostrar um contador até 1000s usando Arduíno e foi bastante fácil. Com esta placa não se pode acender os quatro display ao mesmo tempo com códigos diferentes, ou seja, deve-se multiplexar os dígitos de forma que acendam separadamente de forma bem rápida. Se não quiser fazer o programa na mão, pode usar a biblioteca SevSeg do Arduíno. Abaixo eu usei a pinagem (display->Arduíno): A->2, B->3, C->4, D->5, E->6, F->7, G->8, D1->10, D2->11, D3->12, D4->13, VCC->5V.
Veja só o vídeo que fiz:
Gostei bastante do produto. É fácil de usar e de conectar ao Arduíno (ou qualquer outro microprocessador). Boa ferramenta para fazer um projeto ou dar aulas sobre microcontroladores, incluindo o sistema de multiplexação que é usado em todo tipo de display. Deixo abaixo link para o produto: