Depois de resistir muito tempo, acabei comprando para testar um desses RaspBerry Pi 2, um mini computador de desenvolvimento, algo como um Arduíno versão Gourmet, ou seja, com muito mais opções.
Além da plaquinha Raspberry, a versão que comprei vem também com manual, cooler e uma caixinha de acrílico.
Abaixo a plaquinha de acrílico desmontada.
E parcialmente montada.
A caixinha de acrílico é uma invenção chinesa. Não é muito resistente.
Agora sim! Veja só como é o RaspBerry Pi2. Parece o Arduíno, não?
De um dos lados temos uma saída de áudio, uma saída HDMI, uma entrada microUSB para alimentação e um conector maluco para uma câmera.
Na parte de trás uma enormidade de USBs! Quatro! Além disso também temos uma entrada Ethernet. Nada de WiFi.
Este conector lateral é para conectar outros dispositivos, como o Arduíno mesmo.
Vamos às especificações, a plaquinha RaspBerry Pi 2 parece o Arduíno só de vista, a capacidade de processamento da CPU e memória ultrapassa bastante o concorrente italiano:
CPU | Broadcom BCM2836 900MHz ARM Cortex-A7 quad-core |
RAM/ROM | 1Gb de RAM (não há ROM) |
GPU | GPU dual core de VideoCore IV |
DISPLAY | HDMI |
Câmeras | Suporte a uma câmera (não incluída) |
OS | Ubuntu/Windows 10 IOT e outros |
Outros | 4 USBs/Ethernet/Conector MicroSD |
Veja a parte inferior da placa, onde na lateral direita há um conector para um cartão microSD.
Ah, o cooler vai na parte de acrílico. Cuidado para não apertar muito ou quebrará o acrílico.
O RaspBerry Pi2 fica dentro da caixinha de acrílico, e pode-se tirar a tampa para conectar alguma coisa por dentro.
Agora sim! Tudo montado!
Antes de colocar a caixinha eu liguei no meu monitor, na rede e em uma fonte (conector microUSB branco) só para testar. Não funcionou nada! Que droga é essa?
Troquei até o cabo para ver o que eu tinha feito de errado.
O que eu fiz de errado foi achar que havia alguma memória NAND com sistema pré carregado, como qualquer outro computador. Não há! Você tem que preparar um sistema Windows ou Linux no cartão SD primeiro, usando seu PC. Abaixo temos a página de download da versão de Windows. Você também pode baixar o Ubuntu Mate, o Raspbian, o Noobs e outros.
Se você escolher baixar o Noobs, o menor dos sistemas, vai perceber que, na verdade, trata-se de um instalador de outras versões de Linux. Nele pode-se baixar diretamente no RaspBerry, diferentes versões de sistema operacional. Abaixo já temos a tela do RaspBerry mesmo, baixando o RaspBian.
Em maiores detalhes, a versão do RaspBian, o Debian do RaspBerry Pi.
Outras versões que podem ser baixadas.
Mais versões de OS para o RaspBerry Pi 2:
Agora senta e espera, porque tanto o boot como a instalação de qualquer OS no Raspberry demora muito, muito, muito mesmo!
E pior, depois de tudo ainda tem que digitar startx para iniciar a droga do modo gráfico. Que mania feia esse pessoal de software livre achar que a gente gosta de tela terminal.
Este é a interface gráfica do sistema operacional RaspBian. Há dez anos atrás eu ficaria encantado com um computador quase de bolso que tivesse uma saída HDMI e permitisse basicamente tudo que um desktop faz. Mas hoje fico extremamente irritado com o fato do RaspBian ser muito lendo e pouco útil. Tem computadores Android e Windows muito mais rápidos por menos de 100 dólares, como o Pipo X7s.
Até abre o browser e o TudoVemdaChina, mas é muito lento! A ideia não é substituir um computador desktop, obviamente, mas sim permitir que um sistema operacional open source comande um placa de desenvolvimento. Algo como um Arduíno Gourmet, como um avisei no título.
O que eu mais gostei vou um aplicativo de desenvolvimento de jogos chamado Scracth. Muito legal. Tem versão para PC onde o mouse não seja lento?
Há uma versão de Minecraft para testar sua paciência.
Ah! Esqueci de mostrar a tela de instalação. Fica nisso por quase uns 40 minutos.
Ainda te avisa que, depois de muito tempo, você vai ter que logar com uma senha no seu RaspBerry. Nunca entendi a preocupação extrema com segurança desse pessoal de software livre. Alguém vai roubar meus dados?
Então pensei, vou instalar o Windows! Deve ser melhor, certo?
Esta é a tela para baixar o Noobs, o instalador de sistemas operacionais para o RaspBerry.
O instalador do Windows para Raspberry é no PC mesmo. Há esta opção para o RaspBian também. Eu recomendo instalar assim, porque demora bem menos. Mesmo assim, demora!
Agora vai! O Windows está chegando!
Depois de duas horas olhando esta tela, até fui fazer outra coisa, desisti de instalar o Windows no meu RaspBerry. Até porque descobri que se tratava de uma versão de desenvolvimento controlada pelo PC. Não é um sistema operacional completo. Que droga!
Instalei também o Ubuntu Mate, que é um sistema operacional bem melhor que o Raspbian. Ainda muito, muito lento e não útil para ser um desktop, mesmo em uma emergência. O RaspBerry definitivamente não serve como computador, nem central multimídia.
Não tive muito tempo para verificar as ferramentas de desenvolvimento para o RaspBerry, mas sei que há a possibilidade de rodar Phyton e outras linguagens. No entanto, em relação ao Arduíno, tudo me parece meio difícil de usar, sempre em tela terminal e com suporte meio problemático. Ainda estou procurando o que fazer com meu novo RaspBerry Pi 2. Alguma sugestão? Deixo abaixo o link para comprar o Pi no DealExtreme.
Olá Adriano, você comprou o seu no DealExtreme? Já tentou fazer dele um console retrô? Abraço.
Adriano,
Nesse link, tem um tutorial para instalar um media center no raspberry.
Espero que você encontre um uso para ele.
http://marcogomes.com/blog/2014/fa-de-netflix-ou-popcorn-time-com-um-raspberry-pi-voce-faz-streaming-gratis-para-sua-tv-de-filmes-e-series-em-hd-inclusive-lancamentos/
Abraços e parabéns pelo trabalho.
Valeu. Obrigado. Ainda prefiro um média center Android…