Leia também!
Home / Android / Removendo Bloatware no Android

Removendo Bloatware no Android

Originalmente postado no blog pessoal de Thiago Perrotta. 

Recentemente tive contato com um Stock Android 4.4.x (KitKat) e, whooooa, como eu tinha me esquecido o quanto um Android novo era bloated, cheio de firulas e coisas desnecessárias, que só complicam a usabilidade e a compreensão do usuário.

Vou utilizar um vocabulário relativamente mais amigável, já que esse post pretende dar alguma luz a um usuário não experiente (ou experiente).

Motivação

Vejamos, em primeiro lugar eu vou reforçar o que eu acabei de falar: qual o objetivo disso, pra quê?? Se o público alvo for usuários experientes, eles vão ficar extremamente descontentes e insatisfeitos, porque serão expostos a firulas as quais eles não querem. Você poderia argumentar o seguinte: “ah, então é só eles removerem essas coisas. Certo?” Não. Errado. Quer dizer, estaria certo, o problema é que não dá para desinstalar programas “de fábrica” por default — a menos que você ganhe acesso root no seu Android. Então, porque não a) distribuir smartphones com acesso root out-of-the-box (=por padrão) ou b) fazer com que os aplicativos que já vêm instalados não tenham status “de  fábrica”, o que significa que eles poderiam ser facilmente removidos.

Por outro lado, se o público alvo for usuários não experientes (e é, essa é a maior parte do market share do Android), então para que ficar incluindo um monte de funções, aplicativos e firulas que esses usuários nunca usarão? Pior ainda, muitos deles em inglês (estamos falando de usuários não experientes, nem todos sabem inglês). Naturalmente, não se pode agradar a todos, sempre vai haver alguma parcela dos usuários que terá que se descontentar um pouquinho, isso em si seria extremamente natural. O problema é que a parcela é enorme, e o descontentamento não é só um pouquinho. Bom, você pode dizer que a maioria das pessoas não está nem aí / não liga para isso (é verdade). Então, justamente por não ligarem é que esses “extras” (a partir de agora me refiro a isso como bloat/bloatware) poderiam (deveriam?) ser reduzidos ao mínimo possível. Aí não tem como falar disso sem falar no KISS (~ Keep it Simple); provavelmente esse é o acrônimo que eu mais uso aqui, mas é porque é um conceito que a maioria das pessoas e dos fabricantes parecem ignorar completamente. Como Albert Einstein disse uma vez, ~”mantenha as coisas o mais simples possível, mas não simplórias”. Não se trata de disponibilizar só o kernel para o usuário, não é, caramba, mas também não há a necessidade de incluir um monte de funções só para complicar a vida dele. Aí você diz: ah, mas a maioria dos Androids possui algum aplicativo “helper”, que vem com um tutorial e instruções de uso das funções mais importantes do aparelho. Mas esse é outro erro, parece ajudar, mas na verdade só complica. Segundo Donald Norman, um produto com um design bom é um produto que dispensa tutoriais, textos explicativos e/ou manuais. Ele é intuitivo, de forma que o usuário consegue perceber o objetivo de seu uso e como usá-lo “automagicamente” (pequena analogia: imagine um elevador, você entra nele, aperta o botão, e vai para o andar que você quer. Isso é um exemplo de bom design. Agora, se em determinado elevador você precisar parar para ler as instruções de como operá-lo, isso é (em geral) um design ruim. Exceções existem, cuidado para não generalizar esse argumento!).

Vou parar por aqui, esse assunto está longe de ser exaustado apenas com dois parágrafos, mas acho que isso já resume a minha motivação por trás desse post.

Algumas guidelines

Nessa seção: algumas coisas que você pode fazer (ou pelo menos tentar fazer, ou se informar sobre) para reduzir o bloat. 

Note que eu também vou incluir algumas features. Dependendo do seu ponto de vista, elas também podem ser bloat (isto é, você apenas estaria trocando um bloat por outro). No final, o produto perfeito não é genérico, mas sim tailored e adaptado para as necessidades de cada usuário (mesmo que o próprio usuário não esteja ciente do que ele mesmo quer).

  • Primeiro de tudo: REMOVA todos os aplicativos default que você não instalaria caso eles não viessem nativamente. Por exemplo: você baixaria o jogo XXXX sag[?] ou o aplicativo da rede social YYYY caso ele não viesse junto com o seu Android? Não? Então remova ele!
  • Aí vem o problema do tópico anterior: você não vai conseguir (em geral) remover esses aplicativos. Então, o que você pode fazer? a) root (apenas se o seu aparelho for suficientemente popular, e você for um usuário mais experiente, disposto a se arriscar um pouquinho) ou b) desativar os aplicativos. Não é tão bom quanto remover, mas pelo menos eles não ficarão rodando em segundo plano, nem aparecerão na sua app drawer.
  • Instale o Notification Toggle. Ótimo design, isso deveria ser nativo em todos os Androids.
  • Instale um launcher! O Launcher nativo do Android é limitado até demais. Agora, cuidado aqui. Dependendo do launcher que você instalar e das configurações que vocẽ for tweakar depois, isso pode acabar trazendo mais bloat pro seu smartphone. Eu gosto do Apex.
  • Aprenda como limpar a cache do seu dispositivo. Dá para fazer isso através de um aplicativo, ou manualmente. Não convém fazer isso com muita frequência, mas de vez em quando é uma boa ideia.
  • Desative a localização (GPS, Wi-Fi e redes móveis). A menos que você use com frequência algum aplicativo relacionado a isso. Sério, não ‘venda’ seus dados de localização tão facilmente.
  • Instale um browser decente! O Stock Browser do Android é muito ruim. Dentre as recomendações, Chrome, Firefox ou Dolphin (não necessariamente nessa ordem). O Opera Mini ainda é útil para navegar no 3G e economizar mais dados.
  • Desative o bluetooth. Quase ninguém usa isso hoje em dia. A única vez que eu usei isso foi para se comunicar com o meu notebook. Economiza bateria.
  • Retire todos os widgets que vieram por padrão na sua Home Screen. A menos que você realmente precise deles… (é tão importante assim saber o clima / a temperatura toda hora?)
  • Desative o Google Now. Ser interrompido toda hora com notificações é contraprodutivo. A menos que isso seja importante para você…
  • Perceba, esses itens são apenas recomendações, pode ser que um aspecto ou outro seja importante para você, eu não vou mais ficar repetindo isso, acho que já deu para captar a mensagem.
  • Adblock! Funciona bem pra caramba, um dos aplicativos que eu mais prezo. Precisa de root!
  • Desative as transições / animações / haptic feedback / audio feedback. Traduzindo: desativar os efeitos visuais quando você muda de tela, desativar a vibração quando você toca em um botão (virtual) ou numa tecla (do teclado virtual), desativar o barulho de quando você toca em algo. Procure isso na configurações (settings). Geralmente está lá para o final, nas últimas opções.
  • Revise os aplicativos que vieram por padrão na sua Home Screen. Você não precisa usar os que vieram (mas, provavelmente você irá querer alguns, como o dos contatos e o do telefone, assim como o web browser — senão, eu me pergunto qual é o objetivo do seu smartphone).
  • Sincronização upstream com o fabricante: você não precisa disso, desative isso. Explicando melhor: geralmente os fabricantes disponibilizam algum aplicativo para sincronizar ou ajudar você a fazer alguma coisa. Isso varia bastante de um para o outro, e até mesmo o mesmo fabricante costuma mudar o nome desses aplicativos de uma versão do Android para outra. Note que eu não me refiro à sincronização do Google.
  • Instale uma “store” alternativa, com softwares livres! F-Droid. Se você, além disso, puder utilizar algum software de lá (em vez de um closed source), melhor ainda.

Vou parar por aqui. Esse post pode muito bem ter uma continuação no futuro, ainda daria para falar de outras coisas. Tenho certeza de que você não conhecia pelo menos um item que estava aí em cima. Assim como eu ainda não conheço outros que não estão aí em cima. Sempre tem alguma coisinha nova para aprender, ou alguma dica nova para melhorar a usabilidade. Aceito sugestões!

Se você quiser listar algum item não presente aí em cima, poste um comentário ou me envie uma mensagem para que eu possa incluí-lo na lista original. Valeu!

Sobre thiagowfx

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

*