Comprei este tablet de 8 polegadas, clone do mini iPad, com os créditos do DealExtreme acumulados por vários meses. Trata-se de um dos tablets quad core mais baratos do mercado, cerca de US$100.
A aparência do dispositivo é muito boa, engana ser um original Apple à primeira vista. Vem com um protetor já aplicado à tela de 8 polegadas. Muito semelhante ao iPad, não tendo apenas o botão de home.
Aí está o tablet, deve-se apenas puxar o papel na parte inferior direita para terminar a aplicação do protetor de tela.
Dentro da caixa vem três cabos: um microUSB, um para a alimentação e outro microUSB OTG para ligar modens ou outros dispositivos USB ao tablet. Achei que este fosse um dos tablets que não carregam pela USB, mas estava enganado. Carrega tanto pela USB quanto pelo conector DC.
O tablet é bem bonito e tem boa aparência. No local do botão de home temos a câmera frontal de 0.3M pixels.
Na parte superior temos os botões de power e volume.
O acabamento da lateral e da parte traseira parece metálico. Não sei se realmente é feito de metal, pois existem muitos plásticos com acabamento metálico que enganam.
Na lateral temos um conector HDMI para ligar o tablet à uma TV, uma saída de fone de ouvido, uma entrada DC para carregar a bateria e o conector microUSB que também serve para carregar a bateria.
Na parte de trás o reset e a câmera traseira de 5M pixels.
O acabamento metálico é muito bonito mesmo. Inesperado para um tablet tão barato. Na parte superior temos as saídas de alto-falante.
Aí está o tablet carregando o sistema operacional Android 4.2.2. No DealExtreme dizia que o Android era o 4.1, mas veio instalado com uma versão mais nova.
A tela de bloqueio é a padrão do Android. Nesta foto eu já tinha passado o Android para português.
Na verdade, o tablet vem com um launcher bem esquisito chamado Ylauncher. Aparece logo de cara esta tela com um monte de coisas em chinês. Bem fácil remover este aplicativo e trocar pelo lançador padrão do Android ou o seu preferido.
Falando em lançador preferido, o meu é o iLauncher, que no momento está fora do Google Play, mas pode ser encontrado e baixado neste endereço alternativo. Com o iLauncher o tablet ficará parecido com o sistema operacional do apple: nada mais adequado à um clone do iPad.
Aí está o menu de configurações. Há suporte a múltiplos usuários, não muito comum em todos os tablets.
Achei a bateria muito boa, cerca de 4000mAh. Dura mais de um dia desde que o uso do tablet não seja contínuo com jogos ou WiFi.
Nas configurações de tela temos a opção habilitar a saída HDMI e também um tal “Image Enhancement System”. Deixei esta opção desabilitada pois não percebi qualquer diferença.
O Android é o 4.2.2, como anteriormente comentado. Não encontrei no site do fabricante qualquer informação sobre novo firmware. Este parece ser o mais novo por enquanto.
Aí estão os “feijões de geleia” do Android Jelly Bean:
A pontuação do benchmarking AnTuTu é cerca de 11 mil pontos. Ruim para um tablet, mas adequado ao preço que paguei. Vai rodar a maioria dos jogos mais simples e até alguns 3D mais complexos. Não vai rodar os jogos 3D mais novos e pesados, logicamente.
O Android roda sobre uma CPU ATM7029 Quad Core de 1.2GHz com 1Gb de memória RAM. Especificações muito boas para a faixa de preço.
Abaixo temos informações de hardware como a resolução da tela de 1024 x 720 e 160DPI, além das câmeras de 0.3M e 5M pixels.
Um dos problemas que percebi neste tablet é uma lentidão durante o carregamento de jogos ou aplicativos. Como ele já vem com Root, instalei o No Frills CPU Control e troquei a forma com que o sistema operacional modifica o clock da CPU (chamado CPU Governor). A minha ideia é manter o clock sempre no máximo (basta colocar o governoro em performance). Isso melhorou bastante o tempo de carregamento e a lentidão do tablet.
Existem técnicas melhores do que esta para economizar bateria e melhorar o desempenho do Android. No entanto, este firmware não tem suporte à outros “governors” que fariam isso, como Fantasys ou o Smartass. Quem sabe na próxima atualização?
Uma problema deste tablet é que a tela, de apenas 160DPI, deixa a desejar não só na resolução mas também nas suas cores meio pálidas. Também, por apenas 100 dólares não dá para esperar nada muito melhor.
Veja como o branco fica avermelhado e como falta um pouco de azul. Tentei baixar softwares para ajustar mas não foi possível.
O Google Play funciona muito bem. Pelo menos tudo que eu tentei instalar funcionou.
Abaixo a tela de “loading” do jogo Angry Birds. Neste tablet o tempo para carregar jogos e apps é um pouco alto demais, mas depois de carregado tudo funciona bem rápido.
O aplicativo do facebook funciona muito bem, o que mostra que o problema de carregamento e as lentidões do sistema operacional são características do firmware, não do hardware.
Tanto a câmera frontal como a traseira são ruins, o que era de se esperar em um tablet ou celular de baixo custo. Até dá para tirar uma boa foto se a iluminação for boa, mas não há auto-focus ou flash.
Este é um tablet que certamente poderia se beneficiar muito com um melhor firmware, talvez até mesmo de um android mais antigo como o 4.1 ou 4.2.1. Tentei encontrar novos firmwares na página do fabricante e em outros fóruns na internet, mas não tive sucesso.
De forma geral é um bom dispositivo para o preço. Possui CPU quad core e tela de 8 polegadas por um preço menor que os tablets single core com tela de 7 polegadas vendidos aqui no Brasil. A tela, o firmware e as câmeras são os principais defeitos, mas o custo e a aparência do dispositivo certamente compensa. Vale lembrar que os tablets single core vendidos no brasil por 300 a 500 reais devem também ter os mesmos defeitos, ou serem ainda piores.
Deixo abaixo o link para este tablet, que comprei no DealExtreme:
vc foi taxado?
Fui sim, em cerca de 100 reais…