Recentemente o MEC deu a todos os professores do CEFET-RJ um tablet YPY AB10EC de 10.1 polegadas da marca Positivo. Um bom dispositivo, embora com vários pequenos probleminhas.
Vamos começar pela parte boa: a qualidade de construção. O tablet é bem robusto e firme, certamente feito para resistir ao dia a dia. A tela não é daquele plástico ruim que risca fácil, e toda a parte amarela das laterais é bem resistente. A maioria dos tablets chineses é mais frágil.
Na parte de trás temos bem grande escrito: Ministério da Educação. Parece que estão mesmo com medo de que estes tablets sejam vendidos ou roubados. O tablet também possui este “bumper” amarelo para proteção adicional.
Assim que ligamos o tablet aparece “Ministério de Educação” novamente. A primeira configuração possui um processo de desbloqueio na página do MEC, de forma que apenas um professor pode desbloquear.
O Home default (tela inicial) deste tablet é horrível: lento e esquisito. Mas convenhamos, não é fácil fazer um aplicativo Lançador bom e leve. Para fazer este mais ou menos a Positivo deveria ter deixado o original do Android. Ainda bem que dá para trocar para o meu preferido iLauncher, descrito aqui neste texto.
O touchscreen é a parte boa deste tablet, com resposta perfeita ao toque. Alguns tablets vendidos aqui no Brasil ainda são modelos resistivos ou possuem resposta ruim. Este é muito bom neste sentido.
Ainda com o bumper, o tablet possui este compartimento de botões e conectores.
Sem o bumper amarelo os botões e conectores ficam à mostra: Power, entrada para fonte DC, USB, HDMI e saída de fone de ouvido. Ponto para a positivo no caso do HDMI, interessante para colocar o que você estiver usando no projetor durante uma aula.
Ponto negativo no sistema de carga da bateria. Só é possível recarregar a bateria com a fonte DC, ou seja, não dá para carregar usando a USB como na ampla maioria dos tablets chineses. Em outras palavras, ao invés de levarmos apenas um cabo mini USB para recarregar o tablet durante a aula é necessário levar a fonte, um incômodo trambolho.
O tablet vem com um monte de aplicativos já instalados, mas eu ainda instalei um monte de outros. Tudo funcionou.
O ranking AnTuTu é 14240, que é razoável para um tablet dual core. No momento os tablets chineses chegam a 20000 ou 30000, ou seja, não espere rodar jogos ou aplicativos mais complexos.
O processador é um RockChip dualcore de 1.5GHz (máximo) com 1Gb de RAM. Nada mal, embora a maioria dos chineses já seja Quad Core. Este processador RockChip é muito bom, perde apenas para o SnapDragon da Qualcomm e para o Exynos da Samsung.
A resolução da tela é baixa, apenas 160DPI em 1280×752. As cores são um pouco fracas e a tela não é tão brilhante como uma daquelas Apple “Retina”. Mesmo os “Retina” chineses são bem melhores.
O tablet vem com programas educacionais instalados como este TV Escola, onde se pode assistir a programação da referida TV educativa.
Também o portal do professor, onde existem sugestões de aulas e fóruns.
E também outros conteúdos educativos. Tudo funcionou, embora um pouco lento e com alguns erros.
Possui uma câmera frontal e traseira de 2M pixels, mas não vale à pena nem citar. Não possuem flash ou foco automático, ou seja, estão atrás até mesmo dos tablets chineses atuais sem marca.
Instalado o MXplayer é possível usar a decodificação de hardware para vídeos. Funcionou, embora um pouco lento para carregar e com alguns defeitos.
Os pequenos defeitos que eu encontrei poderiam ser corrigidos por uma nova versão de firmware: o Boot é lento, alguns aplicativos travam ou demoram muito para abrir, não possui sistema de WiFi Display e o Android é apenas 4.1.1. Um upgrade para o Android 4.3 em diante praticamente corrigiria todos este defeitos. Pena que a Positivo ainda não liberou atualização. Tá pior que fabricante chinês!
No entanto, considerando o preço que o MEC pagou, cerca de 450 reais, é um ótimo produto. O som é muito bom e a qualidade de construção é ótima, certamente melhor que os tablets chineses nesta faixa de preço, mesmo desconsiderando os impostos. O MEC está de parabéns por esta iniciativa e a Positivo poderia prestar melhor atenção nas atualizações do software deste cliente em potencial!
O professor que quiser ter um tablet mas ainda não recebeu o seu pode seguir o link do DX para comprar os bons Quad Cores chineses, ou procurar tablets usando a ferramenta ALLChinese do site TudoVemdaChina, que encontra produtos em vários sites chineses ao mesmo tempo.
http://www.dx.com/s/quad+core+tablet
http://www.tudovemdachina.com/allchinese/busca.php?search=quad+core+tablet
Boa tarde amigo, sei que este é um post antigo mas as vezes você ainda é ativo por aqui, então queria saber se pode me ajudar, tem como enganar ou passar pela comfirmação do governo, um desse acabou chegando em minhas mãos e o site de ativação não existe mais, teria algum jeito de utilizar ele?
Olá boa noite.
Sua postagem é muito interessante. Parabéns conseguiu ponderar as críticas não apenas vendo os defeitos mas também as qualidades.
Tenho um tablet positivo, e infelizmente minha filha pisou nele acidentalmente, quebrando a tela, acho que é a que fica por dentro. Você poderia me dizer onde posso comprar essa peça?
Agradecida Aracati Maira
Infelizmente, mesmo que você compre a peça, o que será muito difícil, a troca vai ser bastante complicada. Talvez a assistência técnica autorizada. Mesmo assim, não recomendo. Compre outro tablet melhor por bem menos.
O meu quebrou apenas a tela touch (vidro) e nao o display. Sabe como algum modelo que tenha a mesma peça? Consegue me ajduar? Obrigado!
Duvido muito que haja como conseguir peça para troca.
Boa noite, ainda tem esse tablete? Desejo compra-lo, mesmo quebrado. Se tiver interesse entre em contato. frg01172@live.com.
Só esqueceu de falar do tempo que leva pra carregar: 6 HORAS! E pra descarregar ele bastam 2 horinhas de vídeo…
Na verdade a besteira que eu fiz foi COMPRAR um Tablet 10″ desses por R$ 1.200,00…
Estou completamente arrependida! O tablet é lento, demora carregar, descarrega rápido, trava com facilidade… enfim…
Essa foi uma péssima ideia. Não vale tanto dinheiro assim. Sobre travar, teve um factory reset, voltar às configurações originais do tablet. Deve voltar a funcionar…
Sobre a bateria, duas horas de vídeo vida Wifi é comum na maioria dos tablets. Desligue o Bluetooth e diminua o brilho da tela e deve melhorar um pouco…
Realmente eu fui aprendendo a lidar com ele, fui lendo na internet sobre dicas de como aproveitar melhor o desempenho, pra não jogar dinheiro fora, mas certamente esperava muito mais de um produto caro que nem esse.
Enfim, da próxima vez venho aqui no seu fórum/blog dar uma espiadinha nas dicas.
Obrigada pela resposta!
De nada! Seja bem-vinda!
Só para lembrar, o governo passou 300 e pouco por este tablet…
Hahahaha nem me fale… Tenho vontade de chorar, dava pra comprar um Ipad kkkk
Acho que um iPad não, mas um netbook com certeza. Na China então… eu comprei por 700 reais, com impostos, um tablet com Windows 8… review em breve…