Comprei este ventilador baratinho da Venti-Delta já com a ideia de adaptá-lo para utilizar um receptor de controle remoto universal que comprei na China. O interessante é que com esta modificação não há necessidade de ter um controle remoto especial para o ventilador, pois o receptor chinês aprende o código de qualquer controle remoto que você possua em casa.
Mas vamos primeiro falar sobre o ventilador. Esta abaixo é a caixa:
Valeria à pena ter percebido que o ventilador é apenas “B” na tabela de eficiência do Inmetro. Ele realmente não é muito bom, principalmente quando não está no máximo.
Este abaixo é o ventilador já instalado. Eu acabei esquecendo de tirar fotos das peças antes de montar o ventilador, mas vale ressaltar que o lustre não é o original plástico que veio na caixa. Eu adaptei um lustre de vidro que eu tinha aqui em casa e ficou perfeito.
O ventilador é até bonito, embora não ventile tão bem como o outro da Arno que comprei recentemente. Ele também esquenta um pouco quando fica muito tempo ligado, o que acaba deixando o ambiente mais quente.
Detalhe para o sistema de suporte das pás, que deve ser montado com atenção. Cuidado para não entortar os ganhos ou o ventilador vai balançar para caramba.
Agora vamos à modificação que fiz para aceitar o receptor universal de controle remoto que comprei na China. O receptor ficará na parte de cima do ventilador interrompendo o neutro, que no caso deste equipamento é o fio branco. Houve necessidade de passar um fio de fase extra até o ventilador, para alimentar o receptor de controle remoto. Veja abaixo o circuito que segui (o ventilador e o lustro estão no quadrado tracejado):
Aí está a adaptação. Como o receptor de controle remoto é originalmente uma tomada tipo benjamim. Eu o abri e soldei três fios que foram conectados à uma barra Sindal.
Verifique que o receptor de controle remoto está ligado à três fios a saber: a fase (amarelo), o neutro que vem da rede (branco) e o neutro que vai ao ventilador (também branco). Estes fios brancos são o neutro original do ventilador que foi cortado para que fosse ligado o receptor de controle remoto.
Se ficou um pouco enrolado para entender, assista o vídeo explicativo:
Na minha opinião, o maior problema da maioria dos ventiladores atuais é o foco excessivo na eficiência energética. Minha avó possui 2 ventiladores da marca Venti-delta (usando o motor antigo): um deles com as pás largas e o novo com as pás estreitas. O segundo é um pouco mais forte (por incrível que pareça), mas é barulhento pra ca*****. Sem contar que a maioria dos ventiladores de teto vendidos hoje possuem durabilidade pífia….